Como evitar cursos gratuitos maliciosos

[Entrar em contato]

Muitos internautas possuem dúvidas sobre os cursos gratuitos online. Será que são sérios? Realmente é possível aprender alguma coisa? O que devemos cuidar para não cair em algum golpe?

A internet é um lugar maravilhoso e também perigoso. Assim como existem sites sérios e seguros, também encontramos muitos ambientes maliciosos. Por esse motivo é aconselhável entender as motivações e os modelos de cursos gratuitos, aprendendo a detectar possíveis fraudes e diferenciar os ambientes sérios das armadilhas.

É importante não esquecer que em um sistema capitalista nada é gratuito. Tudo tem um preço. Se você não precisa pagar, alguém pagou para você. Quando estudamos nas escolas “gratuitamente” geralmente é o governo quem paga a conta usando o dinheiro arrecadado nos impostos. Afinal, o salário dos professores, conta da luz, água, merenda escolar e toda a estrutura operacional tem custos e alguém precisa pagar por eles.

Em qualquer outra situação a dinâmica é a mesma, se você não está pagando, alguém está. Isso significa que existe um ou mais interesses por parte de quem oferece algo “gratuito”.

O modelo mais comum consiste em oferecer gratuitamente uma parte do produto e cobrar por algo que complemente aquilo que é grátis. Esse é o caso de muitos games gratuitos que oferecem produtos para venda em seu interior. Nesse caso você vai jogando e para melhorar seu personagem ou algum cenário do game você pode comprar acessórios para incrementar o jogo. A compra não é obrigatória, mas fica lá esperando caso você deseje.

Algo semelhante ocorre com alguns cursos gratuitos que oferecem o acesso completamente sem custo, mas caso o aluno queira o certificado esse possui um custo. Dessa forma a escola online consegue seus lucros com as pessoas que desejam o certificado. Igual ao jogo, a compra não é obrigatória, mas o certificado está lá esperando por você caso deseje adquiri-lo. Essa é uma estratégia comercial que funciona bem. Ao ficar satisfeito com a qualidade do curso a maioria dos alunos não se importa em pagar uma pequena taxa para possuir o comprovante de conclusão, certificado.

Esse é um modelo de cursos online praticado em diversos países, existindo escolas que trabalham exclusivamente dessa forma. Para quem não precisa do certificado, dá para fazer os cursos sem nenhum custo. A vantagem desse modelo é que as escolas online precisam mostrar qualidade em seus cursos para garantir a satisfação dos alunos e assim aumentar as chances destes desejarem obter o certificado e com isso a escola lucra.

Outro modelo consiste em oferecer uma certa quantidade de cursos gratuitos para estimular os alunos na compra dos cursos pagos. Aqui também tem a vantagem da instituição ficar preocupada com a qualidade do curso gratuito já que este funciona como atrativo para estimular a compra dos outros cursos. Nesse sentido, os curso servem de demonstração da estrutura e qualidade da escola. Geralmente nessa modalidade não é oferecido o certificado. O foco é possibilitar uma demonstração da qualidade através de um curso gratuito aos potenciais clientes. Nesses casos, a instituição vai lhe enviar ofertas sobre os cursos pagos.

Também existem escolas que receberam dinheiro do governo para ofertar cursos gratuitos. Nesses casos é o governo que paga por aluno inscrito. Quando isso ocorre, mesmo sendo curso gratuito é emitido o certificado. Geralmente são instituições já consolidadas que conseguem apresentar projetos de capacitação e fechar parceria com o governo. A diferença é o processo seletivo que geralmente é mais rigoroso já que as vagas são limitadas e a procura é grande.

Fundações de grandes empresas como a Tim, Bradesco, Santander, entre outras, muitas vezes apresentam projetos educativos e recebem recursos para ofertar gratuitamente os cursos.

Uma modalidade muito praticada em outros países são os cursos gratuitos online oferecidos por universidades com direito ao certificado também gratuito. Esses cursos não são graduações, mas é possível aprender muito e servem para divulgar a qualidade da universidade. No entanto, para participar o interessado precisa entender o inglês. Geralmente são vídeo-aulas sendo em muitos casos transmitidas ao vivo com links para materiais de apoio.

Em todos os casos acima, os cursos tendem possuir boa qualidade já que o interesse é chamar atenção para a qualidade da instituição e motivar algum consumo.

Uma outra modalidade praticada, consiste em sites que oferecem conteúdo de livre acesso que são patrocinados com publicidade. Nesses casos o site paga seus custos de hospedagem e produção de conteúdo com o lucro que ocorre sempre que alguém clica em alguma propaganda. Geralmente são sites que oferecem acesso ao conteúdo gratuitamente. É uma modalidade muito usada para oferecer apostilas e uma variada quantidade de conteúdo. No entanto, não são sites de cursos gratuitos e sim conteúdos de livre acesso, ainda que em alguns casos possam apresentar uma estrutura de curso.

Para que seja considerado curso online é necessário que o site ofereça meios para sanar dúvidas e orientar os participantes quanto ao conteúdo e atividades. O livre acesso ao conteúdo, independente do formato, não caracteriza curso se não existir orientação e plano de ensino.

Para não cair em armadilhas é importante observar se ficou claro como a instituição está ganhando ao oferecer algo gratuito. Se não está claro o que ganha quem oferece coisas gratuitas, desconfie. Afinal, não existe realmente algo grátis. Quem paga a conta quer alguma coisa.

Consulte sites de reclamação como o https://www.reclameaqui.com.br/ e o https://www.reclamao.com/ para verificar se tem alguma queixa consistente sobre a instituição.

Procure participar de cursos gratuitos em sites e instituições que já possuem alguma reputação. Evite sites que são totalmente desconhecidos. Quando divulgamos os cursos gratuitos aqui no blog, procuramos sempre verificar a instituição anunciante para evitar que os leitores acessem algo duvidoso. Mas é sempre aconselhável ficar atento na hora de participar de alguma atividade online. Só assim você poderá garantir bons resultados.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.