O primeiro Notebook: um erro publicitário

[Entrar em contato]


O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil bem sucedido no mercado. Lançado em 3 de abril de 1981 pesava 10,7 kg e foram vendidas 11.000 unidades nos primeiros oito meses. No entanto, o sucesso foi atrapalhado por um pequeno, mas significante, erro publicitário.

A tecnologia apresentava carências. Como sua tela de 5 polegadas e unidades de disquetes que não eram suficientes. Não tinha como atender as necessidades das aplicações corporativas da época. Mesmo assim a procura pelo produto era tão grande que a empresa passou de dois funcionários para 300. obtendo uma receita de 73 milhões de dólares em apenas 12 meses.

O crescimento rápido e um erro publicitário cobrou seu preço. A empresa declarou falência em 13 de setembro de 1983 em apenas dois anos após seu surgimento. Parte do problema ocorreu depois de uma campanha feita com antecedência e alarde. Ao divulgar antecipadamente os novos recursos que seriam lançados, consumidores decidiram aguardar pelo lançamento do novo equipamento.

Com este erro publicitário ocorreu queda drástica nas vendas e a empresa Osborne Computer Corporation (OCC) não conseguiu se manter. Fechou as portas.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.