Holocausto Brasileiro

Holocausto Brasileiro é o desdobramento de uma série de reportagens, produzidas pela jornalista Daniela Arbex, para o jornal Tribuna de Minas. A história foi tão impactante que virou um livro-reportagem e posteriormente foi gravado em vídeo-documentário. Nele, a jornalista apresenta por meio de imagens, relatos, fotos e documentos oficiais, várias histórias de pessoas que, consideradas “loucas” foram enviadas ao maior hospício do Brasil, o Hospital Colônia, na cidade de Barbacena. O que se descobre é que o Colônia era uma fachada para atrocidades, um depósito de pessoas indesejadas na sociedade.

“Holocausto Brasileiro” é sobre pessoas que foram torturadas, espancadas, violentadas, dormiam ao relento e morriam de frio. Comiam ratos, bebiam água de esgoto e urina. É sobre como a sociedade, autoridades, políticos, funcionários, entidades religiosas e por que não as pessoas comuns, deixaram que essas barbaridades acontecessem com seres humanos, seus filhos, filhas que tiveram seu destino traçado ao embarcarem no “trem de doido”, que cortava as montanhas de Minas, abarrotados por aqueles taxados como “loucos”.

Os sintomas? Timidez ou tristeza, perda da virgindade, gravidez indesejada. Moças desobedientes eram enviadas ao Colônia. Empregadas que engravidavam dos seus patrões, também. Homossexuais tinham como destino, o hospital. Pessoas encontradas sem documentos, vagando nas ruas da capital, ganhavam uma passagem no “trem de doido”, que também tinha espaço até para crianças.

Este é um período de nossa história que mostra como é importante o reconhecimento e respeito aos Direitos Humanos. Algo desconhecido em alguns contextos!

Assista este documentário aqui! ou se preferir veja outras informações no youtube.com


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.