O surgimento das primeiras cidades

[Entrar em contato]

O surgimento das primeiras cidades do mundo está ligado ao fato da natureza humana ser social. É muito difícil para um humano sobreviver sem participar de alguma tribo, pequeno grupo. Achados arqueológicos demostram isso. Desde o início do surgimento do homem ele sempre fez parte de algum grupo.

Indícios sugerem que iniciamos nossa existência na terra coletando alimentos da natureza. Em uma dieta vegetariana. Muito tempo depois, em algum momento no passado começamos a caçar. Adicionando na dieta a carne de alguns animais.

Nesse período de coleta de alimentos e caça, eramos nômades, vivendo em pequenos grupos. Acredita-se que esses grupos em algum momento passaram a trocar objetos entre si, gerando um tipo de comercio baseado em trocas.

Existem diversos motivos para se deixar a vida nômade e pensar numa maneira de se estabelecer em algum lugar. Um dos problemas é o numero de pessoas em uma tribo. A tendência é que cresça o numero de pessoas e quanto maior um grupo, mais difícil se locomover. Outra dificuldade é conseguir um local com alimento suficiente para coletar e atender todos do grupo, se ele crescer.

Ao certo ninguém sabe quando os humanos passaram de nômades para grupo assentados. O que sabemos é baseado nos materiais encontrados em escavações. Esses materiais dão pistas de como viviam as pessoas daquela época. Bem como a quantidade média de pessoas em um dado grupo.

Com base nas evidências encontradas, os humanos iniciaram as primeiras cidades mais ou menos 3500 anos antes de cristo. Para que pudessem se assentar e necessário garantir o alimento. Para praticar agricultura era preciso estar perto de boas fontes de água potável. Toda plantação exige água para poder crescer. E não pode ser água salgada.

Por isso que o surgimento das primeiras cidades, que eram agrícolas, ocorreu no entorno de algum rio ou lago. Esse foi o caso do rio Nilo no Egito. E também dos rios Tigre e Eufrates que estão no entorno da mesopotâmia, região onde fica o Iraque e seus vizinhos.

Na medida em que os humanos deixaram de ser nômades e passaram a plantar, surgiu uma série de necessidades tecnológicas e de convivência. Entre elas, ter a posse do lugar e cuidar para não ser invadido, destruído ou saqueado. Com muitas pessoas convivendo juntas em um mesmo território, surgiu também a necessidade de organização. Tanto da logística, ruas, endereços, etc. Como das regras de convivência, normas e leis.

É consenso entre os estudiosos que as cidades surgem motivadas inicialmente pela agricultura e depois pelo comércio. Com a necessidade de plantar surge também a necessidade de criar ferramentas e organizar os grande grupos. Surgindo assim, as primeiras cidades, com suas regras e tarefas distribuídas. Junto com o surgimento das cidade, tem inicio o comércio.

Na medida em que as cidades vão crescendo e o numero de pessoas vai ficando muito grande. A complexidade para organizar as coisas se multiplica igualmente, até chegarmos nas cidades de hoje. E suas profissões, jornadas de trabalho, economia, policiamento, justiça, modelo político, etc.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.