Sem fins lucrativos: Um bom livro

No livro, "Sem fins lucrativos", Nussbaum lança um alerta a respeito da “crise silenciosa” em que as nações “descartam competências” enquanto “ficam obcecadas pelo Produto Nacional bruto”. Como por toda parte as artes e as humanidades estão tendo seu espaço reduzido, os atributos fundamentais da própria democracia estão sofrendo uma corrosão perigosa.

Nussbaum lembra que importantes educadores e responsáveis pela consolidação de identidades nacionais percebiam como as artes e as humanidades ensinam às crianças raciocínio crítico que é indispensável para agir com independência e para resistir com inteligência à força da tradição e da autoridade irracionais.

Os alunos de arte e literatura também aprendem a se colocar na posição dos outros, uma capacidade que é fundamental para uma democracia bem-sucedida e para o desenvolvimento de nosso “olhar interno”.

Este livro oferece aos leitores um “chamado à ação”, na forma de um projeto que substitui um modelo educacional que destrói a democracia por outro que a promove. Ele apresenta evidências convincentes, embora à primeira vista contra-intuitivas, de que o próprio fundamento da cidadania – sem falar na prosperidade nacional – depende das humanidades e das artes. O risco de ignorá-las é nosso.

Baixe o livro em PDF clicando AQUI!


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.