A água e seus diversos mistérios

A água é uma substância estranha, exibindo mais de 80 propriedades incomuns, incluindo algumas que os cientistas ainda lutam para entender. Por exemplo, a água pode existir em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) ao mesmo tempo. E as forças em sua superfície permitem que insetos possam andar sobre a água. Em outro rumo estranho, os cientistas propuseram que a água pode passar de um tipo de líquido para outro em uma chamada transição de fase “líquido-líquido” mas no momento é impossível testar isso com equipamentos de laboratório.

É por isso que Kumar e Stanley trabalham com simulações de computador para tentar entender melhor o fenômeno. Um dos resultados simulados sugere que a água muda sua propriedade quando em temperaturas de 54 graus abaixo de zero. Basicamente em temperaturas anteriores a água possui propensão para diminui a condução de calor. No entanto, em temperaturas inferiores aos 54 graus abaixo de zero a condução de calor curiosamente cresce em vez de diminuir.

A conclusão é que mudanças estruturais na água em estado líquido proporciona um aumento de condução de calor em temperaturas mais baixas. Os pesquisadores dizem que esse resultado surpreendente apóia a ideia de que a água tem uma transição de fase líquido-líquido. Ou seja, assume propriedades distintas em determinada faixa de temperatura, torna-se um líquido diferente.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.