Pitágoras: matemática como explicação do universo

Pitágoras foi um pensador influenciado pelas ideias de Tales de Mileto, em especial, pelas reflexões sobre matemática e geometria. Pitágoras defendia a ideia do universo ser explicado matematicamente. Para esse pensador a verdade sobre o mundo seria alcançada através da adequada interpretação dos cálculos que criavam as regras da natureza.

A natureza e os objetos são mutáveis, mas a verdade dos números é eterna, afirmava Pitágoras ao se referir as regras dos cálculos.

Uma curiosidade sobre esse pensador é que ele acreditava na imortalidade da alma e na reencarnação. Defendia que tudo que existe renasce muitas vezes em um ciclo sem fim.

Basicamente Pitágoras era dualista, dividia a existência em dois mundos. Um relacionado aos objetos físicos e outro relacionado ao mundo da mente, das ideias. Suas reflexões eram fundamentadas na relação entre o mundo material (apreendido pelos sentidos do corpo) e o mundo imaterial (percebido pela mente humana).

A principal frase atribuída a Pitágoras é “Todas as coisas são números.” Ele foi o primeiro a perceber que a música poderia ser expressa em razões matemáticas.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.