Cuidado com os alimentos

Em relação aos alimentos, maior preocupação do mercado em alguns casos é o lucro. Aquele que ocorre com um maior consumo de produtos. Neste sentido existe uma estratégia que consiste em motivar as pessoas para que elas comprem cada vez mais. Mesmo que a saúde seja prejudicada.

Quando uma parte da população demonstrou preocupação com os refrigerantes apareceu um tipo de água aromatizada. Esta “água” possuía o mesmo processo de fabricação do refrigerante. Entendendo que a água é a bebida mais indicada para a saúde. Alguém teve a ideia de colocar o nome de H2O em um refrigerante. Assim a logomarca poderia dar uma sensação de produto saudável, melhorando os lucros.

As barrinhas de cereais que se ganharam fama de saudáveis são em alguns casos achocolatados e açucares. Algo distante da proposta de alimento para promoção da saúde.

Estudos científicos encomendados por empresas distribuidoras, concorrentes ou fabricantes de alimentos, apresentam resultados conflitantes. Deixando a população mais confusa que orientada. Uma variedade de produtos que se apresentam como soluções saudáveis podem sutilmente acabar enganando os menos atentos.

O raciocínio que sustenta este emaranhado de confusões consiste no fato de ser responsabilidade da pessoa gerenciar o seu consumo de alimentos. É por isso que cada produto recebe no rótulo as especificações e quantidades de calorias. Além de outras informações, deixando o consumidor supostamente informado e livre para escolher. Gestantes, pessoas com restrições alimentares, crianças, entre outros casos. Precisam ficar atentos para informações que “sugerem” de forma dissimulada certos benefícios alimentares em alguns produtos.

Um dos problemas é que só as informações nos rótulos pode não ser suficiente para uma escolha adequada. Existe a necessidade de conhecimento básico sobre como interagem os alimentos entre si quando ingeridos. Bem como, qual quantidade é adequada para cada estilo de vida. Sem prestar atenção nesses detalhes sua saúde fica comprometida.

É aconselhável ficar atento, a estratégia mais comum consiste na aparência do produto. Muitas vezes um alimento totalmente artificial possui um rótulo estrategicamente elaborado, com lindas imagens e corres vividas, tendo como objetivo causar a sensação de saudável. Ler o rótulo e saber como lidar com as informações contidas nele é importante para sua saúde, assim como, dar preferencia para o consumo de produtos realmente naturais.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.