O celular causa câncer?

[Entrar em contato]

Na interpretação da justiça italiana parece que sim, celular causa câncer. Em 12 de outubro de 2012 o tribunal italiano entendeu que o uso do celular foi responsável pelo aparecimento de um tumor cerebral dando ganho de causa indenizatória para o requerente.

Segundo um estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) publicado em 2010. Não foi possível concluir uma relação causal entre o aparecimento de Câncer e o uso de celulares. O mesmo estudo sugeriu que existe um aumento do risco em 40% para o surgimento de gliomas e 15% para meningiomas. Principalmente em pessoas que usam excessivamente o celular.

É justamente nesta informação que o tribunal baseou sua decisão. O requerente da ação tinha um histórico de uso de celular com mais de 6 horas ao dia durante 12 anos.

Um estudo buscando responder se realmente celular causa câncer durou dez anos. Iniciou em 2000 tendo como método a observação e acompanhamento de dois grupos de pessoas. Um grupo foi de pessoas que possuíam câncer e usavam celulares. O outro grupo foi de pessoas que não possuíam a doença e também usavam celular.

O resultado foi um aumento de 40% de câncer nas pessoas cujo hábito era de uso constante do aparelho.

O estudo foi criticado por alguns especialistas que observaram a possibilidade de múltiplas interpretações para os dados apresentados. Também alertaram que o método adotado foi frágil. Foi baseado na entrevista sobre os hábitos dos participantes. Na perspectiva de alguns especialistas, não ocorreu evidência concreta que demonstre se o celular causa câncer.

O uso de telefones móveis mudou nos últimos dez anos e está aumentando especialmente entre os jovens e crianças. Eles não foram tidos em conta no estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer.

Um novo estudo está em andamento, financiado pela União Européia para investigar o risco de tumores cerebrais associados com crianças e adolescentes. Os primeiros resultados são esperados para 2017.

A polêmica sobre se o celular causa câncer ainda é grande. Os resultados dos estudos não foram categóricos até o momento. Mesmo assim, pode ser prudente usar o aparelho com cuidado e evitar o uso em excesso.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.