A primeira Universidade

[Entrar em contato]

Universidade é um local onde se reúnem várias pessoas no intuito de estudar. Essa ideia de reunir pessoas em um local específico para estudar de forma organizada e sistemática teve início em 388 a.C. Foi em Atenas que Platão, um filósofo grego, fundou o que pode ser considerado como primeira universidade da Europa antiga.

Foi chamada de academia por ser um local próximo do santuário de um herói grego chamado Academus. Na primeira academia ou universidade, as pessoas se reuniam para estudar disciplinas de matemática, astronomia, física, ciências naturais e filosofia.

O principal objetivo dos acadêmicos era encontrar respostas sobre o funcionamento do mundo e da natureza humana. Contrariando a concepção tradicional da época onde toda explicação sobre o mundo era concebida com mitologias e desejo dos deuses, alguns acadêmicos defendiam que os fenômenos eram sistêmicos e naturais.

Ao se distanciar da ideia de um mundo organizado e gerenciado por deuses, os primeiros universitários buscaram explicações alternativas desvendando regras da natureza. Tendo como ponto de partida a observação dos fenômenos físicos e interações sociais.

Nessa época os estudos não eram em salas de aula. As pessoas se reuniam para debater sobre as coisas, trocar percepções e conhecimentos, em um ambiente menos formal. O método de estudo como conhecemos hoje, com universidades divididas por departamentos, cursos e salas de aula, surgiu no ano de 859 com a universidade de Karueein no Marrocos.

No Brasil em 1808 foi inaugurada na Bahia a primeira faculdade, com o curso de medicina. A primeira universidade brasileira foi a UFPR, Universidade Federal do Paraná, em 1912.

A diferença entre faculdade e universidade é que na universidade existe uma variada quantidade de áreas de estudo e pesquisa. Já na faculdade os estudos são em uma só área de conhecimento, como é o caso da faculdade de medicina, faculdade de direito, etc. Em outras palavras, dentro de uma universidade existem diversas faculdades ou áreas do conhecimento.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.