Seja bem-vindo(a)!
Este é um blog sobre Tecnologia, Filosofia, Educação e Curiosidades.

Como funciona a universidade sem professores

Xavier Niel é um empresário francês que em parceria com alguns sócios fundou na França em 2013 uma instituição de ensino sem professores. Em 2016 uma filial foi instalada no Vale do silício. A Universidade 42 é a primeira instituição educacional que funciona exclusivamente por aprendizagem colaborativa sem mediação de professores.

Em funcionamento desde 2013 a universidade sem professores já formou diversos alunos em programação de computadores. Basicamente as empresas do setor de tecnologia passam alguns projetos para serem desenvolvidos pelos alunos da universidade. Estes alunos se organizam em grupos de estudo e juntos vão aprendendo os segredos da programação de computadores enquanto trabalham em soluções reais para as empresas conveniadas.

Como as empresas que oferecem os trabalhos também acompanham o progresso dos alunos, geralmente eles já saem da faculdade com bons empregos.



Para ingressar não precisa ter nenhum tipo de diploma ou conhecimento prévio em computação e a faculdade é totalmente gratuita. No entanto, os candidatos enfrentam 4 semanas de avaliações práticas que testam o perfil do estudante, incluindo sua capacidade de trabalho em equipe e disciplina para estudar. Como a essência é a colaboração mútua, as avaliações são rigorosas nesse sentido.

A teoria que fundamenta a universidade sem professor é a metodologia por projetos. Basicamente um grupo de alunos recebe um projeto para desenvolver relacionado com a disciplina que está cursando. De posse das tarefas os alunos correm atrás do conhecimento necessário para concluir o desafio, compartilhando experiências e aprendizados.

Não são todos os tipos de cursos que possibilitam o aprendizado sem professor. No caso da programação de computadores a dinâmica que envolve o aprendizado é muito prática e isso facilita o aprender fazendo. Outro detalhe, é que nem todas as pessoas conseguem se adaptar com esse modelo de ensino, já que exige um perfil colaborativo capaz de lidar com as dificuldades dos trabalhos em equipe. Parte do sucesso da Universidade sem professor está no rigoroso processo seletivo dos alunos.

Saiba mais no site da faculdade em http://www.42.us.org





A melhor maneira de acompanhar este blog é cadastrando seu e-mail aqui.