Você sabe o que é algoritmo de Dijkstra?

[Entrar em contato]

Dijkstra é um dos algoritmos mais populares no campo da ciência da computação. Conhecido também como um algoritmo ganancioso. Basicamente este algoritmo visa encontrar o caminho mais curto em uma rede computacional. Esta lógica vital foi concebida pela primeira vez por EW Dijkstra em 1956.

Embora a maioria de nós ignore a complexidade desse algoritmo, existe hoje uma variedade de aplicações baseadas nele. O uso mais comum é nos mapas on-line na parte da programação encarregada de encontrar o caminho mais curto entre os dois locais.

Além disso, essa invenção computacional pouco conhecida pelos apaixonados por tecnologia, também é importante no roteamento IP para encontrar primeiro o caminho aberto mais curto. É possível afirmar que a internet que usamos hoje não teria sido eficiente sem essa lógica.

O algoritmo é igualmente crucial na rede de telefonia para estabelecer uma chamada de voz entre dois telefones celulares, adotando o caminho mais curto da rede telefônica entre os dois aparelhos.

Esta inovação também possibilitou o desenvolvimento do Remote Procedure Call (RPC), que é usado hoje por desenvolvedores para criar programas de servidor distribuído.

À medida que os sistemas operacionais mais modernos ficaram complexos ao longo de anos com mais recursos, o RPC ajuda os desenvolvedores a evitar a redação de códigos novamente para a interação comum do cliente/servidor, como segurança, sincronização e gerenciamento de fluxo de dados.

Na programação esse algoritmo ajuda essencialmente a minimizar o esforço de desenvolvimento e economiza uma enorme quantidade de tempo e dinheiro para os desenvolvedores que criam seu próprio sistema ou aplicativo.

Embora pouco conhecido o algoritmo de Dijkstra é um dos alicerces do desenvolvimento tecnológico informacional de nossa época.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.