A primeira Bomba atômica em 1945

A foto acima é da primeira bomba atômica lançada sobre a cidade de Hiroshima. Era uma bomba nuclear de urânio-235 com uma potência estimada de 16 quilotons (1 quiloton = 1000 toneladas de TNT). Ela explodiu a uma altura de aproximadamente 570 metros do chão e provocou uma nuvem de fumaça que alcançou 18 km de altura.

Sua explosão gerou uma bola de fogo com uma temperatura de aproximadamente 300 °C, a qual atingiu um raio de 2 km de destruição, além de espalhar uma nuvem radioativa. Isso resultou na morte de mais de 78 mil vítimas imediatas e um total aproximado de 140 mil mortes em decorrência das queimaduras e dos ferimentos causados pela explosão e dos danos causados pela exposição à radiação.

Na madrugada de 6 de Agosto de 1945, o avião bombardeiro Enola Gay deixou a ilha de Tinian no Pacífico transportando a primeira bomba atômica. Três horas depois de ter partido de Tinian aproximou-se de Iwo Jima e encontrou-se com dois aviões de observação que registaram a explosão. O céu estava limpo e não havia registo de aviões inimigos ou baterias antiaéreas.

Pouco depois das 9h15, o capitão lançou a bomba que tinha o nome de código de "rapazinho". Passados 15 segundos explodiu sobre Hiroshima antes de tocar no solo. A bomba atômica destruiu tudo.

O lançamento da bomba atômica foi realmente um acontecimento decisivo na história mundial. Alterou a natureza da guerra para sempre. Todos os conflitos futuros seriam realizados com o conhecimento da destruição terrível que uma bomba atômica pode provocar.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.