Monte seu Radiotelescópio caseiro

[Entrar em contato]

A proposta deste trabalho é construir um radiotelescópio, de modo que, possa ser usado como material pedagógico no ensino de física ou projetos de observações em astronomia. Por ser de fácil aquisição e baixo custo, torna-se viável sua construção facilitado pelo nível técnico eletrônico exigido em sua montagem.

O custo elevado para informatizar um laboratório de física com softwares e equipamentos de aquisição de dados, revela a necessidade de buscar formas alternativas de baixo custo para o ensino de física experimental, um exemplo é (HAAG, 2001) que em seu trabalho apresenta a aplicação da placa de som na aquisição de dados. Neste trabalho será utilizado um computador com nove anos de uso e com uma pequena modificação na placa de som, tem-se um sistema automático de aquisição de dados executados por software gratuito disponível na internet.

A radioastronomia tornou-se uma ciência central nas últimas descobertas do universo em astrofísica e cosmologia, por existir uma janela maior para ondas eletromagnéticas (OM) na frequência de rádio em relação ao comprimento de onda na região do visível, esta janela deve-se a opacidade da atmosfera para alguns comprimentos de ondas. Por ser uma ciência recente, a radioastronomia muito pouco ou nada é discutida no Ensino Fundamental e Médio e a bibliografia sobre o assunto praticamente é inexistente (LATTARI e TREVISAN, 2001), em seus artigos os autores já alertavam para uma contextualização e aplicação do tópico no ensino de física.

Por sua vez, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tem direcionado uma reflexão cosmológica de origem e futuro do Universo desde a educação básica: Espera-se que ele, ao final da educação básica, adquira uma compreensão atualizada das hipóteses, modelos e formas de investigação sobre a origem e evolução do Universo em que vive, com que sonha e pretende transformar (Brasil, 2002, p.72) . Apesar de trazer de forma sucinta a história da radioastronomia e princípios básicos de funcionamento de um radiotelescópio, por sua vez, este trabalho não preenche uma grande lacuna existente de material literário em português dedicado à radioastronomia amadora no Brasil. Baixe aqui e-book sobre como montar seu radiotelescópio caseiro UCB.


Garanta sua privacidade!
Baixe aqui o Navegador Brave.