O surgimento do Drone

O surgimento do Drone já tem algumas décadas. O equipamento também é conhecido como VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado. No início esse termo era uma referência aos equipamentos pilotados remotamente. Sem a presença física do piloto. Atualmente muitos Drones são dotados de algum nível de inteligência e possuem a capacidade de ir e vir sozinhos. Outros vão além, tomando algumas decisões táticas.

A primeira ideia Norte Americana de construir um Drone tem início com as experiências do americano Elmer Ambrose Sperry, isso em 1909. O principal objetivo desse pesquisador era manter os aviões voando reto e nivelado sem a intervenção do piloto. Estabilizar um avião automaticamente era algo inovador para época.

Sete anos depois de iniciar seus estudos Sperry foi chamado em 1915 pela Marinha dos EUA. O interesse dos militares era manter no ar um avião sem piloto para ser usado como uma bomba voadora. Como resultado surgiu o protótipo abaixo:

Na ocasião estava em curso a primeira guerra mundial. Todos os governos envolvidos no conflito tinham um grande interesse no desenvolvimento de novas tecnologias de destruição. Possuir um equipamento que pudesse ir sozinho até o inimigo, explodindo junto com ele, era uma necessidade de combate. No entanto Sperry e sua equipe não foram bem sucedido e em 1922, já terminada a primeira guerra, o projeto foi cancelado.

Paralelamente, na mesma época, em 1917. O Inventor Charles F. Kettering também estava trabalhando com sua equipe para construir uma aeronave não tripulada. O equipamento ficou conhecido como “Kettering Bug”. Era mais barato de construir. Possuía asas e estrutura em madeira, conforme imagem abaixo. De um total de 24 tentativas de voos não tripulados, apenas 7 foram considerados medianamente sucedidos. Levando ao encerramento do projeto em 1919.

Enquanto Sperry era financiado pela Marinha, Kettering recebia os recursos do exército.
Entre 1915 até 1922 ocorreram ao menos dois estudos no EUA sobre a criação de Drones. Tendo como resultado o aperfeiçoamento de estabilizadores de voo. Bem como, melhorias no controle por radio frequência. Além de maiores conhecimentos sobre aerodinâmica envolvida em equipamentos não tripulados.

Embora os primeiros estudos não tivessem o resultado esperado. Em 1936 ocorreram avanços significativos na construção dos primeiros Drones de assalto. Em 1944 o drone TDR foi usado em estratégias contra o japão.

Já em 2010 o EUA apresentou ao mundo o Global Hawk. Usado desde 2006 para atividades militares. Esse foi o primeiro Drone norte americano para grandes altitudes com longa duração de voo. O equipamento é dotado de inteligência artificial e foi usado para missões secretas, reconhecimento e vigilância. Atravessou o oceano pacifico sem escala.

Desde os primeiros estudos em 1909 até os dias de hoje. Os Drones não pararam de avançar. Entre sucessos e fracassos, este equipamento é na atualidade um dos mais desejados. Seja no uso militar, comercial ou para simples entretenimento. Em algumas cidades já existe escolas de pilotagem para Drones, como o da imagem abaixo:

A utilidade do Drone é bem variada. Na agricultura o equipamento é usado para inspecionar plantações. No policiamento urbano, ajuda na vigilância. No  entretenimento é uma experiencia e tanto poder pilotar um desses. Atualmente existe uma variedade de equipamentos e recursos.Variando de R$ 200,00 até R$ 12.000,00 ou mais. Quanto mais avançado, maior é o custo do equipamento.