Blogdojsilva


Saiba as diferenças entre tese, monografia e dissertação

Ainda existe bastante confusão no meio acadêmico. Os três termos são muito ouvidos no mundo do ensino, mas a questão aqui é o que realmente diferencia um do outro?

Todos são trabalhos de conclusão de curso. Monografia é um trabalho acadêmico Lato sensu (expressão em latim que significa sentido amplo), enquanto a dissertação e a tese são trabalhos Stricto sensu (sentido estrito).

Monografia é um estudo apresentado para conclusão dos cursos de graduação e pós-graduação (especialização e MBA) no Brasil. Não precisa apresentar resultados acadêmicos inéditos e sua etimologia já deixa claro que será abordado um único tema de forma dissertativa, obedecendo a uma rigorosa metodologia.

A dissertação dá o ok ao mestrado, onde o autor utiliza métodos investigativos científico e é caracterizada pela contribuição do indivíduo para o tema escolhido. As dissertações devem incorporar materiais de pesquisa, entrevistas, observação participante e não apenas trabalhar com a compilação de livros ou artigos já conhecidos.

A tese conclui o doutorado. A originalidade do tema essencial e é resultado de investigação complexa e aprofundada de um tema necessariamente inédito. Em síntese, é a resposta para uma pergunta, obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.

Todos esses trabalhos têm algumas características comuns, porém a instituição de ensino dará as diretrizes para sua execução. Outro ponto importantíssimo é o papel do orientador, que será um guia para o estudante. Dúvidas esclarecidas, agora é hora de pensar qual será seu próximo passo na vida acadêmica.