Blogdojsilva


Desenvolvimento de chatterbots educacionais

No desenvolvimento de Agentes Sintéticos Educacionais, ainda reside a dúvida sobre  o que seria um comportamento que possa ser considerado, de fato, plausível para esse tipo de  agente, qual forma pode ser considerada eficaz na transmissão do conhecimento pelo agente e qual  o papel das emoções nesse processo. A proposta desse trabalho tem um cunho investigativo – na  tentativa de descobrir quais aspectos são importantes para esse comportamento coerente e prático  no desenvolvimento de um chatterbot com o papel de tutor virtual, inserido no contexto de ensino  de algoritmos. Neste estudo, são explanados os conceitos básicos de agentes, Sistemas Tutores  Inteligentes, bots, chatterbots e como esses sistemas precisam se apresentar para transmitir  credibilidade no seu comportamento. Modelos de emoções, personalidade e humor para agentes  computacionais também são abordados, bem como estudos já realizados na área por outros  pesquisadores. Após isso, é detalhado o protótipo desenvolvido, as pesquisas realizadas, síntese dos  resultados alcançados, o modelo arquitetural do sistema, visão do ambiente computacional e visão  macro das funcionalidades implementadas.

Baixar PDF | Curso ChatterBot