Blogdojsilva


Saiba como surgiram os primeiros animais da Terra

Uma pesquisa, feita pela Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês), conseguiu solucionar o mistério de como que os primeiros animais surgiram na Terra, um momento fundamental para um planeta no qual os humanos não existiam.

O professor Jochen Brocks, líder da pesquisa, afirmou que a equipe conseguiu a resposta em antigas rochas sedimentares, encontradas no centro da Austrália.
“Nós esmagamos essas rochas até se tornarem pó e extraímos as moléculas de organismos antigos presentes nelas. Essas moléculas nos falaram o que aconteceu de interessante há 650 milhões de anos. Foi uma revolução dos ecossistemas, foi a ascensão das algas”, explicou Brocks
“Antes de tudo isso acontecer, houve um evento dramático, 50 milhões de anos mais cedo, chamado Terra Bola de Neve. A Terra esteve congelada por 50 milhões de anos. Enormes geleiras, do tamanho de montanhas, continham esses nutrientes, e quando a neve derreteu após um evento de aquecimento global, rios jogaram os nutrientes nos oceanos”, disse o professor.

Brocks disse que os níveis extremos de nutrientes jogados nos oceanos, e o resfriamento das temperaturas globais para níveis mais amigáveis, criaram as condições perfeitas para a rápida propagação de algas. Foi a transição de oceanos dominados por bactérias para um mundo habitado por seres mais complexos.

“Esses grandes e nutritivos organismos, na base da cadeia alimentar, providenciaram o estouro de energia necessário para a evolução de ecossistemas complexos, no qual maiores e mais complexos animais, incluindo os humanos, puderam sobreviver na Terra”, comentou Brocks.

A pesquisa foi publicada na última edição da revista Nature, e suas descobertas foram reveladas em uma recente conferência em Paris.

Amber Jarrett, uma das líderes da pesquisa, descobriu que as antigas rochas sedimentares da Austrália Central estão diretamente relacionadas com o período posterior ao derretimento do gelo da Terra Bola de Neve.
]“Nessas rochas, descobrimos sinais claros de fósseis moleculares. Nós imediatamente sabiamos que fizemos uma grande descoberta, a de que a Terra Bola de Neve esteve diretamente envolvida com a evolução de maiores e mais complexas formas de vida”, disse Jarrett.

Fonte: Science Daily