Blogdojsilva


A evolução do computador

A tecnologia atual da computação levou décadas para chegar aonde está. Foram muitos esforços e inovações até podermos acumular conhecimento suficiente para inventar essas máquinas. Separamos abaixo alguns desses momentos.

MARK 1 (1944): Os primeiros computadores eletrônicos foram desenvolvidos basicamente em uma mesma época na Alemanha, Inglaterra e nos Estados Unidos que ganhou destaque com o Mark 1. Este computador Norte Americano possuía 4,5 toneladas e demorava seis segundos para fazer uma simples multiplicação.

ENIAC (1946): Foi o primeiro computador capaz de realizar mais de uma tarefa. Os anteriores apenas desempenhavam tarefas específicas, como cálculos para lançamento de bombas em plena guerra.

EDVAC (1946): Logo após o Eniac, os cientistas conseguiram mudar o sistema de armazenamento de dados, trocando o sistema decimal (de 0 a 9) do Eniac pelo sistema binário (0 ou 1). Essa mudança viabilizou a criação dos bits de informação, facilitando em muito a evolução dos computadores.

TRANSISTOR (1947): Os primeiros computadores usavam componentes componentes caros e grandes, conhecidos como válvulas, para guardar informação e fazer contas. A criação do transistor fazia a mesma coisa que as válvulas, mas era menor, mais barato, durava bem mais e consumia menos energia.

LEO (1951): Esse foi o primeiro computador usado em uma empresa, foi o ano em que computadores passava a aser usado no mundo dos negócios.

WHIRLWIND (1953): Esse computador foi o mais veloz do seu tempo, fazia uma multiplicação em 0,025 segundo. Algo bem rápido para época.

TRADIC (1955): Esse foi o primeiro computador construído com transistores.  Com eles, os computadores tornaram-se mais rápidos, leves, econômicos e com menos manutenção.

CIRCUITO INTEGRADO (1958): Os cientistas conseguiram colocar vários transistores em um mesmo componente eletrônico, integrando eles em uma única peça de Silício o que aumentou a velocidade das máquinas e compactou o tamanho das placas e do próprio computador.

PDP-1 (1960): Na medida em que o computador ficava mais versátil, começavam a surgir novas aplicações para ele. Incluindo o primeiro videogame em 1960, onde era possível jogar SpaceWar no PDP-1.

ATLAS (1962): Foi o primeiro computador a usar memória virtual, tecnologia que permitiu trabalhar com diferentes programas ao mesmo tempo.

PDP-8 (1965): Esse computador se destacou ao ser o primeiro com um tamanho capaz de caber em uma mesa, foi chamado de minicomputador. Teve na ocasião, 300 mil unidades vendidas, era transistorizado.

SYSTEM 360 (1965): O circuito integrado foi incorporado aos computadores nesse modelo da IBM. O desenvolvimento desse componente aumentou a velocidade de processamento e a capacidade de armazenamento das máquinas, também ajudou na diminuição do tamanho do computador.

MOUSE (1968): O americano Douglas Engelbart lançou um acessório chamado “bug” que não fez muito sucesso na ocasião. Somente em 1980 é que o “bug” ganhou o apelido de “mouse” e conquistou seu espaço.

MICROPROCESSADOR (1971): Os cientistas conseguiram diminuir o tamanho dos circuitos integrados e colocar vários deles em um mesmo componente, criando o primeiro microprocessador, o Intel 4004.

ALTAIR 8800 (1974): Pequeno para a época, esse computador abriu caminhos para a revolução do computador pessoal, foi o primeiro construido com o microprocessador. Saiba mais…

MICROSOFT (1975): Dois estudantes americanos, Bill Gates, 19, e Paul Allen, 22, adaptam a linguagem basic para o Altair. Esse é o primeiro programa da Microsoft.

Apple II (1977): O Apple II foi o primeiro microcomputador que possuia um teclado e uma saída de imagem para uma televisão.

DISQUETE DE 31/2 (1981): Em 1976, surge o disquete de 5 1/4 (13 cm de diâmetro). Em 1981, a Sony lança o modelo de 3 1/2 (9 cm de diâmetro).

IBM-PC (1981): Ao preço de 2.820 dólares era mais alto que os concorrentes, mas o computador conquistou o mercado: Foram vendidas 35 mil unidades em apenas 4 meses. Sucesso total para época e um sinal que o computador tinha vindo para ficar.

XEROX 8010 (1981): Foi a primeira interface gráfica usada em um computador, permitia interagir com a máquina por meio de imagens na tela, abrindo espaço para o uso do “mouse” inventado em 1968.

OSBORNE 1 (1981): Com 12 quilos e uma tela de 5 polegadas, cabia numa pequena maleta, sendo o primeiro computador portátil da história da tecnologia.

WORD (1983): A Microsoft de Bill Gates lançou o Word Microsoft Office, primeiro programa para escritórios focado na produtividade.

MACINTOSH (1984): Foi o primeiro computador da Apple, com mouse e interface gráfica, voltado para o uso pessoal, fora do ambiente empresarial. Possuía um arquitetura intuitiva, fácil de usar e com um programa de desenhar.

IMPRESSORA A LASER (1984): Compatível com os PCs, a Laserjet superou a tecnologia de impressoras matriciais dos anos 70 e as de jato de tinta, também de 1984. Permitia maior numero de impressões, maior velocidade e um menor custo por impressão.

WINDOWS (1985): Foi lançado o sistema operacional Windows, esse trouxe para o PC as vantagens da interface gráfica popularizada pela Apple. Hoje, uma boa parcelas dos computadores funcionam com uma versão desse sistema operacional.

Internet (1990): Desde 1969, um sistema de rede chamado Arpanet era desenvolvido em paralelo aos computadores. Em 1990, com a criação da linguagem HTML, a Internet é oficialmente inaugurada.

Linux (1991): Linus Torvalds decidiu divulgar abertamente o projeto que levaria a construção do sistema operacional Linux.

Smartphone (1994): Com a internet recém chegada e a constante miniaturização dos componentes eletrônicos a IBM lançou o Simon, um PDA (Personal Digital Assistant) considerado o primeiro SmartPhone. Curiosamente não fez sucesso na época.

iPod (2001): A indústria da música foi uma das mais afetadas pela internet. O iPod e outros tocadores de MP3 abrem a possibilidade de ouvir sons baixados da rede em qualquer lugar

iPhone (2007): É apresentado o primeiro SmartPhone construido pela Apple. Dando início numa nova tendência tecnológica.