Início | Cursos | Filmes | Links | Clean Page



Bicicleta com cambio automático e marcha infinita

07/2017 | Deu erro? avise aqui

NuVinci é o nome de um mecanismo inspirado num invento de Leonardo da Vinci desenhado em 1490. Na ocasião da Vinci desenhou o esboço de um sistema de transmissão continuamente variável que poderia proporcionar a troca de marchas ao infinito.

A idéia de da Vinci não saiu do papel por muitos anos e alguns tentaram reproduzir o mecanismo sem muito sucesso. O inventor Donald Miller estudou o desenho do mecanismo proposto por da Vinci e tendo este como inspiração desenvolveu seu próprio mecanismo de marcha infinita.

O invento já foi testado e está sendo utilizado por alguns fabricantes de bicicletas e comercializado pela empresa Fall Brook Technologies.

Basicamente o sistema detecta a freqüência das pedaladas e troca automaticamente pela marcha adequada, se o ciclista preferir, pode fazer a troca manualmente.

Sem uma limitação do numero de marchas o mecanismo permite maior eficiência no uso da bicicleta além de um menor esforço por parte do ciclista. Outra vantagem é o fato de não ocorrer aquela travadinha tradicional quando da troca da marcha. O sistema faz a troca de forma muito suave e silenciosa.

Diferente dos mecanismos que precisam de engrenagens dentadas, o NuVinci usa uma esfera que toca um eixo central em ângulos diferentes e promove a redução ou ampliação da energia empregada no pedal.

Veja o vídeo e mais informações no link: fallbrooktech

Não perca Conteúdo! Adicione seu e-mail.



Você sabia!

Os museus virtuais permitem o acesso online de obras de arte, histórias e eventos que fazem parte de nossa cultura. São diversos museus que proporcionam livre acesso. Um bom exemplo pode ser encontrado nos impressionantes detalhes da Capela Sistina. Continuar leitura...

Destaques do blog
Curiosidade:

Foi em 1801 que a tecnologia sofreu um novo salto ainda dentro da mecânica. Surge a primeira máquina programável. O mecânico francês Joseph Marie Jacquard criou um dispositivo capaz de seguir instruções através de cartões perfurados. Este equipamento era programado para confeccionar padrões de tecidos complexos. Continuar leitura...